RESUMÃO IMPERDÍVEL!
- A ordem básica da estrutura é SUJEITO + VERBO + CV
- O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito, venha ele claro ou subentendido.
- Quando o sujeito for percentual, partitivo ou coletivo o verbo poderá concordar com o núcleo ou com o termo preposicionado que o acompanha (sem alteração semântica). “A maioria dos brasileiros tem/têm medo da violência nas grandes cidades.”
- Na ordem direta da frase, o sujeito vem antes do verbo, é o chamado sujeito anteposto.
- Na ordem inversa, ele aparece depois do verbo, quando será chamado de sujeito posposto.
- O substantivo ou qualquer palavra substantivada funciona como núcleo do sujeito; e o núcleo do sujeito não pode ser preposicionado.
- Em regra, quando o sujeito é composto anteposto, o verbo concorda com os núcleos do sujeito composto, ficando, assim, no plural.
- Sujeito composto posposto: o verbo ou concorda com o primeiro núcleo do sujeito ou concorda com todos os núcleos do sujeito composto.
- Se o sujeito for composto anteposto, com núcleos ligados pelo conectivo ‘ou’, a forma do verbo definirá o sentido: verbo no plural – o conectivo assumirá valor aditivo; verbo no singular- o conectivo assumirá valor alternativo.
- Quando os sujeitos são sinônimos ou quase sinônimos o verbo pode concordar com o sujeito mais próximo. “A conciliação, a harmonia entre uns e outros é possível.”
-Quando há uma enumeração gradativa o verbo também pode concordar com o sujeito mais próximo. “A mesma coisa, o mesmo ato, a mesma palavra provocava ora risadas, ora castigos.”
- Quando os sujeitos são dois ou mais infinitivos, o verbo fica no singular. “Olhar e ouvir era para mim um recurso de defesa.”
Aline Rizzi
Aline Rizzi
{TITLE}
{CONTENT}
Aguarde, enviando solicitação!