Este é um "pedacinho" do e-book do Método Rizzi de aprendizagem No Método, para toda aula teórica, eu escrevi um e-book exclusivo, absolutamente de acordo com o que desenvolvemos nas aulas!
E eu gostaria de compartilhar com você essa pitadinha de conhecimento!
Vale ressaltar que a preposição e a conjunção são o que chamamos de classes relacionais, pois são responsáveis por “amarrar” partes da estrutura: são conectivos. Essas palavras são entendidas como síndetos, como elo, por isso o nome de oração coordenada sindética ou assindétida – dependendo se a oração possui ou não a conjunção, ou seja, o síndeto.
Mas, já que tanto a preposição quanto a conjunção servem para ligar elementos em uma estrutura, então qual é a diferença entre elas?
Vamos lá:
Em “Pedro e Maria foram, mas ainda não voltaram.”
Há quantas conjunções nessa estrutura?
Duas: “e” e “mas”.
Observe, no entanto, que a conjunção “e” em “Pedro e Maria” não está “amarrando” orações, mas palavras que exercem a mesma função dentro desse sintagma (quando eu falo de sintagma, eu estou falando de uma “parte” da estrutura): essa conjunção conecta um núcleo do sujeito a outro núcleo do sujeito.
Já o “mas”, em “mas ainda não voltaram” conecta orações.
Resumindo:
Preposição e conjunções são classes relacionais;
A preposição relacionará palavras que exercem funções diferentes – liga uma palavra a outra palavra;
A conjunção relacionará palavras que exercem funções iguais – ligará núcleo do sujeito a outro núcleo do sujeito, objeto direto a objeto direto etc... e ligará, principalmente, orações.
Vamos entender a conjunção como um síndeto, por isso, classificaremos uma oração como coordenada sindética (com o síndeto, com a cojunção) ou coordenada assindética (sem o síndeto, sem a conjunção).
Precisamos saber que:
As conjunções são divididas em coordenadas e subordinadas.
Uma conjunção coordenada, no texto, só poderá ser substituída por outra coordenada de idêntico valor semântico, assim como uma conjunção subordinada só poderá ser substituída por outra subordinada de idêntico valor semântico.
Por exemplo, os examinadores pedem com frequência para que façamos a troca do conectivo ‘mas’ por ‘embora’ ou ‘conquanto’. Os conectivos sugeridos pelo examinador, embora sejam semanticamente equivalentes (pois apresentam uma ideia opositiva), são sintaticamente diferentes : o conectivo ‘mas’ é coordenado e o conectivo ‘embora’ e ‘conquanto’ são subordinados. Dessa forma, um não pode ser trocado pelo outro.
Lembre-se: só se pode trocar conectivo coordenado por coordenado e subordinado por subordinado, desde que tenham o mesmo sentido.
Com carinho,
Professora Aline Rizzi
Aline Rizzi
Aline Rizzi
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